Destacamos uma publicação de 1945 que deixa claro como a organização e usufruto das cidades estão relacionadas ao pensamento e contexto social de cada época. Em “Os Melhoramentos de São Paulo” nota-se a visão que unia desenvolvimento, modernidade e urbanidade.
Um exemplo: “Diversas praças centrais foram modificadas, como a do Patriarca, Ramos de Azevedo e Arouche, com a ampliação tanto dos passeios como das faixas carroçáveis. A Praça da República aguarda uma modificação no mesmo sentido, devendo ganhar em monumentalidade o que perder em pitoresco. É evidente que o seu aspecto provinciano aberra no local e das necessidades modernas de circulação”. O prefeito era Prestes Maia. São mais de 400 páginas e um mergulho pela capital paulista.
Hoje, dia mundial do Urbanismo, destacamos uma publicação de 1945 que deixa claro como a organização e usufruto das cidades estão relacionadas ao pensamento e contexto social de cada época. Em “Os Melhoramentos de São Paulo” nota-se a visão que unia desenvolvimento, modernidade e urbanidade. Um exemplo: “Diversas praças centrais foram modificadas, como a do Patriarca, Ramos de Azevedo e Arouche, com a ampliação tanto dos passeios como das faixas carroçáveis. A Praça da República aguarda uma modificação no mesmo sentido, devendo ganhar em monumentalidade o que perder em pitoresco. É evidente que o seu aspecto provinciano aberra no local e das necessidades modernas de circulação”. O prefeito era Prestes Maia. São mais de 400 páginas e um mergulho pela capital paulista.http://produtos.seade.gov.br/produtos/bibliotecadigital/view/singlepage/index.php?pubcod=10014181&parte=1
Publicado por Fundação Seade em Terça, 8 de novembro de 2016
A publicação está disponível nesse link.